Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

O Cookie perfeito - Soft Baked Chocolate Mint Cookies

Conversando outro dia com uma amiga com quem divido a paixao pela gastronomia (Beeeijo, Fe!), comentei que o que eu gosto na cozinha nao eh apenas o "cozinhar", nem ir ao mercado e ter insights sobre o que fazer para a proxima refeicao. Muito menos passar horas e mais horas prourando e pensando em receitas novas. O que eu mais gosto na culinaria sao as memorias. Acho simplesmente incrivel como um aroma, um certo cheiro nos faz lembrar de casa, da infancia, de pessoas e momentos queridos. Se pensarmos bem, a maioria das nossas memorias, sejam elas boas ou ruins, envolvem comida. Com ela, celebramos alegrias, choramos as magoas. Cozinhar me faz lembrar minha avo e minha bisa, que ja nao estao mais aqui. Comer me traz lembrancas do meu querido avo. Essas tres pessoas contribuiram muito para que hoje eu seja quem eu sou e goste das coisas que eu gosto. As vezes penso o que meu avo diria sobre as coisas que eu cozinho. Ele, com certeza seria o grande incentivador para que eu corresse atras dos meus sonhos (nao me levem a mal, eu corro - e muito, mas tudo tem uma hora certa para acontecer) e investisse mesmo em fazer dinheiro cozinhando, fazendo jantares ou, ate mesmo abrindo um restaurante. Quem sabe?

Isso tudo que eu disse ai em cima tem muito a ver com a receita de hoje. Confort food. A minha preferida dentre todas as confort foods que eu faco! Eh, simplesmente, o ceu na Terra! Todo mes (se eh que voces, mulheres, me entendem) eu tenho umas vontades loucas por doces. E nao pode ser qualquer doce, tem que ser O doce. Nao faz pouco tempo, descobri os soft baked cookies. Eh algo que fica entre o brownie e o cookie. A perfeicao em forma de chocolate. Passei muitos meses indo ao mercado e comprando um de dark chocolate. De tempos pra ca, aprendi a comer chocolate amargo e me apaixonei. Hoje em dia, gosto mais do que do ao leite. Um belo dia, resolvi tentar fazer em casa, para um jantar de shabat, e resolvi colocar ingredientes que tem mais a minha cara. Para casar bem com o chocolate, seria menta ou banana. Por questoes de praticidade, a menta foi a grande campea! E eis o resultado:

Receita (Baseada na receita da Stefania, do Com Uma Pitada De Acucar):

Ingredientes

115g (aproximadamente 3/4 xícara) de Lindt Dark Mint
25g de manteiga sem sal (aproximadamente 2 colheres de sopa)
1 ovo
1/3 xícara de açúcar 
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
80g (aproximadamente 1/2 xícara) de chocolate meio amargo picado grosseiramente (eu usei aqui um de 60% de cacau) 

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em banho maria derreta o chocolate amargo (115g) junto com a manteiga. Quando estiver bem homogêneo, retire do fogo e deixe esfriar por mais ou menos 10 minutos.

2. Bata o ovo com o açúcar até que fique bem incorporado. Acrescente a mistura de chocolate derretido com a manteiga e a baunilha, misture bem para incorporar. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o bicarbonato, e o chocolate meio amargo picado (80g). Leve a geladeira por 10 minutos para ficar mais firme.

3. Retire a massa da geladeira e forme bolinhas do tamanho desejado em uma forma coberta com papel manteiga. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 12 a 15 minutos ou até que a parte de cima esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar, se conseguir esperar!

Para arrebatar, recheei com speculoopasta - ABSURDO!!! :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário