Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2013

Agora Conta Aquela do Russo, do Indiano e do Francês?

Sexta feira aqui em Israel já é final de semana. Pra quase todo mundo. Eu faço parte dos menos afortunados que trabalham no "final de semana errado". Nem ligo,acho até melhor, pois no domingo, que e dia útil aqui, eu tenho o dia livre para fazer várias coisas práticas, tipo ir no salão, mercado, shopping.
O problemas das minhas sextas feiras é que, por algum motivo obscuro e desconhecido, elas são sempre muito doidas. E não no bom sentido. No sentido mais creepy mesmo. Eu gosto de por a culpa no que eu chamo de "Friday Whitch". Ela é tipo um duende, uma bruxinha que aparece pra assombrar as minhas sextas com as mais bizarras surpresas. Sextas feiras no trabalho são sempre alucinantes. é sempre trabalho que não acaba mais, coisas que normalmente não tem problema algum, dão problemas inimagináveis e por ai vai. Essas coisinhas adicionadas a falta de noção dos habitantes daqui de Jewishland sempre fazem das minhas sextas o dia mais intrigante da semana. Ontem mesmo, por exemplo. Chego eu no trabalho e sou saudada com o já habitual "FAZENDA". Um dos meninos que trabalham comigo, o Sr. Fazenda, descobriu ha tempos atras que a palavra é a mesma na minha língua e na dele. Pronto. Todo dia, ao invés do convencional "Good Morning" ou "Boker Tov" (em hebraico), ouço um sonoro e amigável "FAZENDA!". Na primeira vez, revirei os olhos, bufei e reclamei algo em português  Hoje em dia, já aceno de volta e respondo com outro "FAZENDA!". Acho que o Sr. Fazenda faz isso porque ele não fala nada de inglês  NA-DA! Ele fala hebraico e a língua nativa dele. Inglês  que todo mundo usa no escritório e no mercado financeiro, o sujeito não aprendeu. Não o culpo. Cresceu num pais em uma época em que aprender inglês não era bem visto. Era até um insulto pra alguns. Enfim, o negocio é que o Sr. Fazenda ontem teve que ligar para um banco francês e foi atendido por um indiano que se apresentava como Jean Paul, naturalmente.
Mr. Bollywood falava aquele inglês macarrônico de quem sai de Mumbai pra viver na França. No sul da França. Se ainda fosse em Paris, onde a galera é mais receptiva à pratica do "English Speaking"...
 Sr. Fazenda grunhia umas poucas palavras que ele jurava serem em inglês  enquanto Jean Paul, do outro lado da linha, fazia o mesmo. Eu fiquei ouvindo, encantada. Quase peguei meu celular e filmei a cena, pra ficar vendo e revendo mais tarde. Pensei em oferecer ajuda, mas estava lotada de trabalho e não podia desgrudar os olhos da minha tela.
Quando eu acho que não da pra piorar, entra na sala o moço de TI, um cara que é terceirizado e, acredite se quiser, esse sim é israelense. Um sabra dos originais, que segura talheres com a mão fechada, come fazendo uma sinfonia e aboliu o uso de facas e guardanapos da vida dele. Apesar dos pesares, ele é um cara muito legal e todo mundo gosta dele por la, inclusive eu. Sr. TI oferece então ajuda ao Sr. Fazenda, que vê  por um instante, a luz no fim do túnel.
Sr. Fazenda só esqueceu de um detalhe: Sr. TI não só não fala inglês  como também não entende lhufas de mercado financeiro. Ficam, então  os três  Sr. Fazenda, Sr. TI e Sr. Bollywood, grunhindo e gritando ate que Sr. Fazenda desiste e começa a discutir em russo. Sr. TI A-DO-RA a ideia e passa a conversar em hebraico, enquanto Sr. Bollywood não vê outra saída a não ser responder tudo em hindi.
Ate agora nao sei se eles se entenderam, mas parece que sim! Incrível  S. Fazenda foi embora pra casa minutos depois feliz e confiante de que tinha arrasado no inglês.
Eu, que sai horas depois, cheguei em casa destruída mas, mesmo assim, fui recrutada para ir ao mercado com o Provador Oficial II comprar as coisas para o jantar de logo mais. Já eram mais de 10 da noite quando começamos os trabalhos na cozinha. O jantar saiu a meia noite e precisei acordar o meu casal preferido la pras 2 da manha (Provadora Oficial I e Provador Oficial II), que tinha apagado no sofá da sala, esperando ansiosamente pela sobremesa. Teve strogonoff de frango com batata palha (eeee!!!!) e torta de banana com chocolate (receita tirada daqui), que ficou absurda. Na minha opinião  essa ganhou o premio de melhor torta. Provadores Oficiais II e III concordaram, enquanto Provadora Oficial I torceu o nariz pra minha trabalhosa Pâte sucrée, feita sem rolo e sem batedeira (VITORIA!! heheheh). Tirei fotos só da torta - sendo montada, pronta e com a ganache já endurecida hoje de manhã (logico que a gente comeu mole mesmo, não rolava ficar esperando). Continuam péssimas, mas eu não tenho dotes fotográficos, sorry!

Pâte sucrée pronta, forrada com bananas embebidas em Rum
A torta ganhou um belo reheio de chocolate

E, por fim, já endurecida, no dia seguinte, como estrela do cafe da manha dos campeoes! 



3 comentários:

  1. hummm parece bem gosotoso!!!!!
    e ainda estou rindo muito da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Muitooo!!!
      Sr. Fazenda ta aqui olhando pra minha cara. Brigamos hoje por causa do ar condicionado "Siberian style"...chegamos a decisao de que cada um tem direito de escolher a temperatuira a cada duas horas hahahaha

      Excluir