Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

The Food Challenge I

Semana passada a Fe, uma amiga paulista que também mora aqui em Tel Aviv me pediu a receita de uma torta de limão com ingredientes que pudessem ser encontrados facilmente nos super mercados daqui. Explico: torta de limão  normalmente, leva Leite Moça. Aqui em Israel achamos facilmente leite condensado, tem duas marcas que sempre tem no mercado (uma russa e uma local), mas esses leites condensados não dão o ponto de doce que estamos acostumadas no Brasil. Brigadeiro com leite condensado daqui, só de copinho, não tem santo que faca a gente conseguir ponto de enrolar ( na verdade, tem - mas fica para um outro post).
Na hora, respondi que tinha uma receita de cabeça  Não tinha receita nenhuma, mas tinha uma ideia de como fazer uma torta de limão  dado que sou fã incondicional da sobremesa (pros cariocas que ainda moram no Rio ** Dica Master ** - Torta de Limão light do Cafeina. Eu como uma inteira sozinha...a light da de mil na versão normal deles, pois não eh tao doce). Enfim, aproveitei que tinha um churrasco ontem e que tinham pedido para eu levar a sobremesa e corri pra cozinha pra inventar a receita da tal torta. Acho que acertei de primeira (Claudio, Giulio e Nelsinho podem dar as impressoes da torta nos comments!).

Torta de Limao montada, pronta para gelar!


Massa (Pate Brusee): ERRATA!! Tinha falado que era pra fazer pate brusee, a massa salgada. Gente, to ficando doida! E pra fazer com a pate sucree (massa doce) mesmo!!!!
Para a massa, fiz uma Pate Brusee - a Pate Sucree (receita aqui) sem acrescentar o açúcar.
Para quem não quer ter tanto trabalho ou quer fazer uma massa bem gostosa, mas mais rápida, pode também usar biscoito Maizena (o Maizena e o mais tradicional, mas pode usar algum parecido que você goste, como amanteigado, passatempo, Bono..qualquer biscoito "sequinho" serve). Para isso, quebre com as mãos ou num triturador de alimentos 70g de biscoito Maizena e misture com 2 colheres de manteira em temperatura ambiente ate formar uma massa. Forre uma forma de fundo removível com a massa (pressionando a massa de biscoito contra a forma, tomando cuidado para cobrir todos os cantinho e não deixar om que fique muito grossa nem muito fina). Leve a geladeira por 15-30 minutos e então asse em forno médio ate que a massa fique dourada e deixe esfriar antes de despejar o recheio.

Recheio:
1 xícara e 1/4 de Leite Desnatado
3/4 de Xicara de Creme de Leite
1/2 Col. Sopa de Manteiga
3 Ovos
8 Co. Sopa de Açúcar
3 Col. Sopa de Amido de Milho
1 Col. Sopa de Essência de Baunilha
1 Pitada de Sal
Suco de 1 Limão
Raspas de 1 Limão

Merengue Italiano (não fiz pois estou sem batedeira, mas tenho certeza de que daria um "plus" na torta!):
300 g de Açúcar
30 ml Água
5 Claras
1 Col. Chá de Suco de Limão
1 Pitada de Sal


Como Fazer:
Numa panela junte o leite, o creme de leite e a manteiga e cozinhe em fogo alto ate que levante fervura. Separadamente, bata levemente, na mão  os ovos, o açúcar e o amido de milho e junte a mistura do leite assim que começar a ferver. Tempere a mistura de ovos (adicione 1 ou 2 colheres de sopa do creme quente e misture para que as duas misturas fiquem na mesma temperatura e as claras não cozinhem) e junte ao leite. Cozinhe em fogo baixo por 1 minuto. Peneire o creme e então adicione a baunilha, o sal, o limão e as raspas. Misture ate que fique uniforme e despeje sobre a massa já em temperatura ambiente. Deixe esfriar e leve a geladeira por algumas horas.

Para o merengue, ferva por 3 minutos o açúcar com a água  Bata as claras em neve e junte metade do açúcar fervido com água  Bata por 30 segundos e adicione a outra metade. Junte o limão e o sal e bata por 3 minutos em velocidade alta. Queime os picos com um maçarico de cozinha, se desejar.


As sobremesas do fim de semana - a torta de limão, a de morango e a de tomatinhos com ricota. (próximos 2 posts)

Um comentário:

  1. Amei!!!! Muito obrigada!!! to de mudanca agora mas assim que tiver bem instalada eu vou tentar fazer e te mando a foto... alias esta super convidada a vir experimentar... Brigada!!!!
    Fe

    ResponderExcluir