Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2013

Detalhe.... So um detalhe!

Ok, ok... Sexta passada postei a torta de choco banana e coloquei o link -em inglês- pra receita, mas muita gente não entende, então, achei um tanto quanto justíssimo traduzir e postar aqui p vocês, já que a torta eh demais e cada passo dela pode ser utilizado independentemente em outras receitas, eh só usar a criatividade!
O creme anglaise serve como base para sorvetes e a pate sucree para receitas de tortas doces e salgadas (para as salgadas, eh so não colocar o açúcar).

Ingredientes:
Pate Sucree ( Massa Podre Doce):
125g de manteiga em temperatura ambiente
60g açúcar de confeiteiro
1 ovo grande (caipira) ou 2 pequenos
200g farinha de trigo
50g farinha de amendoas (amendoas trituradas ou, se preferir, pode substituir por mais 60g de farinha de trigo)
Uma pitada de bicarbonato de sodio

Recheio:
1 xícara de creme de leite
1/4 favo de baunilha ou 1 col. Extrato de baunilha (se usar o extrato, juntar ao creme depois, quando desligar o fogo)
3 gemas
2 col. Sopa de açúcar cristal
200g chocolate amargo (60% ou mais)
100g chocolate ao leite
1 col. Sopa manteiga
5 bananas
2 col. Sopa Rum


Passo a passo:
Massa:
Na batedeira, com o acessório raquete, bata o açúcar e a manteiga ate que se chegue a um creme.
Adicione o ovo e bata ate que todos os ingredientes estejam incorporados ao creme.
Desligue a batedeira e adicione as farinhas e o bicarbonato de sódio. Mexa com o fouet, envolva a massa no filme plástico e leve para a geladeira por, pelo menos,1 hora.
Salpique um pouco de farinha de trigo em uma superfície limpa e fria e abra a massa.
Forre uma forma de 20cm, com fundo removível, com a massa. Volte a geladeira por mais 15 minutos. Forre a massa com uma folha de papel manteiga e, por cima, coloque grãos (pode ser arroz, feijão, o que você tiver) para evitar que a massa cresça mais do que queremos.
Asse no forno a 150 graus ate que a massa esteja corada. Retire o papel e jos grãos e asse por mais meia hora ou ate que a massa esteja com as bordinhas douradas.
Recheio:
Numa panela aqueça o creme de leite e a baunilha ate levantar fervura. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando repousar por 10 minutos. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar ate obter um creme amarelo claro. Destampe a panela e leve ao fogo novamente ate que o creme volte a ferver. Despeje 2 col. De sopa do creme de baunilha a mistura das gemas e misture, para que as gemas fiquem na mesma temperatura do creme e não cozinhem. Junte o creme de gemas a panela com o creme quente e cozinhe em fogo médio/alto ate que o creme engrosse (aprox. 3 minutos). Retire o favo de baunilha e despeje o creme, ainda quente, sobre o chocolate picado e, por fim, junte 1 col. Sopa de manteiga em cubinhos. Deixe repousar por 2 minutos, ate que o chocolate derreta e, entao misture e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Fatie as bananas em rodelas finas e do mesmo tamanho e forre a massa. Despeje o creme de chocolate e alise a superfície. Leve a geladeira por 2 horas ou ao freezer por meia hora. Polvilhe cacau em pó e "beteavon"!



Fonte: Dulce Delight

4 comentários:

  1. Tá com uma cara de muiiito gostosa, Hummm

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca!! anotei :)
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra!
    Obrigada! Pode fazer pq eh muito gostosa e mt facil (Eu tinha medo da massa, vou confessar, mas foi bem tranquilo)...volta aqui depois pra contar do resultado e, se quiser, tira fotos que eu posto aqui! :)
    Beijinhos,
    Line

    ResponderExcluir